O que flopou em 2022 e as tendências do digital para 2023

2022 já se foi, mas muita coisa que surgiu ou se consolidou no ano passado deve continuar se fortalecendo este ano e se você sobreviveu às novidades do ambiente digital nos últimos 12 meses, com certeza está no caminho certo para bombar esse ano nas redes. No artigo de hoje vou falar o que, na minha opinião, deu certo e promete para 2023 e o que flopou em 2022. O que deu certo, a gente segue acompanhando com mais interesse. O que deu errado, a gente poupa o nosso tempo.

Primeiro vou falar do que flopou e não merece tanto a nossa atenção esse ano: a rede social de fotos instantâneas Be Real, que prometia uma experiência mais verdadeira entre os participantes, não foi pra frente. Assim como o Koo, a rede social que substituiria o Twitter. O próprio Twitter mesmo, aos trancos e barrancos, segue sendo uma das redes sociais mais usadas do mundo. E se Elon Musk não estragar tudo, pode continuar sendo em 2023.

A TV aberta seguiu perdendo audiência. Cada vez menos gente se prende a horários rígidos para assistir o que quer. E a queda da TV aberta é cada vez mais proporcional ao aumento do streaming. E por falar em streaming, a Netflix, embora não tenha flopado, perdeu muitos assinantes para a concorrência cada vez mais feroz e com mais títulos.

E o que falar do tal metaverso? Flopou em 2021 e continuou flopando em 2022. Ninguém ligou! As NFTs e as criptomoedas continuam sendo meras curiosidades pra grande maioria dos mortais.

E o que será tendência ou vai se consolidar em 2023? A grande preocupação do pequeno empreendedor é se o PIX será ou não taxado pelo novo governo. Ainda não sabemos como a equipe econômica de Lula vai agir em relação a isso, então, seguimos acompanhando.

Entre as promessas que devem sair do experimental e fazer parte do dia a dia, na minha opinião, está o delivery por drones, pelo menos nos países mais desenvolvidos, em pequenas distâncias. Imagina poder receber o pão quentinho em casa, entregue pela padaria do seu bairro, por meio de um drone?

Outra tecnologia que se consolidou em 2022 e veio pra ficar é a dos modos de pagamento por aproximação. Começou com o cartão de crédito, chegou ao celular e também aos smart watches, os relógios inteligentes. E formas de pagamento não vão faltar em 2023, com o Whatsapp, que já funciona como carteira digital.

Os serviços de streaming devem continuar crescendo também. Sobre aplicativos como Tik Tok e Instagram, eu sigo apostando numa saturação de gente fazendo dancinhas e influenciadores digitais perdendo um pouco o protagonismo. Afinal, com milhares de publicações diárias em nossa linha do tempo e nos stories, está cada vez mais difícil reter a atenção do público.

E você, quais são suas apostas pra 2023? Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia