Estado do Rio de Janeiro retoma projetos e lança programas de Turismo e Cultura que resgatam o crescimento

Pilares da economia fluminense receberam grande incentivo do Estado neste ano de 2022

Diretamente afetados pela pandemia da Covid-19, os setores de Cultura e Turismo receberam em 2022 um forte investimento do Governo do Rio objetivando a recuperação financeira do estado. Bases da economia fluminense, as duas secretarias retomaram projetos e lançaram programas que recolocaram o Rio de Janeiro no caminho do crescimento. 

– A retomada do crescimento do Rio tem dois grandes pilares, dois setores que ajudam a impulsionar a economia fluminense e a recolocar o Rio no caminho do crescimento e da recuperação de sua credibilidade: Cultura e Turismo. Investir nestes dois setores é também promover a melhor política pública e governamental que existe, que é gerar emprego e renda para valorizar o cidadão e sua identidade cultural. É por isso que seguiremos investindo para o fortalecimento dos dois setores – afirmou o governador Cláudio Castro.

Pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), o grande destaque foi o Carnaval carioca, considerado por muitos o “Maior Espetáculo da Terra”, que voltou para a agenda do povo fluminense. Com investimento inédito de R$ 18 milhões junto às escolas de samba do Grupo Especial, o governo apoiou o Carnaval do Rio com renúncia fiscal em parceria com a Light. O incentivo funcionou como uma alavanca para o turismo, que durante o período da festa, realizada em abril, resgatou 60% dos turistas estrangeiros. A secretaria lançou também o edital “Arraiá Cultural RJ”, outra iniciativa inovadora que beneficiou produtores culturais de festas e quadrilhas juninas. Foram 98 projetos, totalizando um investimento de R$ 1,65 milhão.

Grandes festivais também receberam importante estímulo do estado neste ano. Mais de R$ 4,2 milhões foram injetados no Festival de Cinema de Vassouras (R$ 419,5 mil), na Festa do Tomate (R$ 800 mil) e no Rio2C (R$ 3 milhões). Além disso, projetos como o Laboratório Cidades Criativas e Passaporte do Bicentenário da Independência do Brasil foram entregues à população. 

Já por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), o Governo do Estado lançou neste ano o programa “Apaixone-se pelo Rio”, campanha estatal que busca incentivar a atividade turística no território fluminense. A ação tem o objetivo de resgatar o protagonismo do Rio como grande vitrine do País e promover os destinos das 12 regiões turísticas do Rio para a alta temporada das festas de final de ano e férias escolares.

Além da campanha, a realização do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, está entre os destaques de 2022. Municípios do interior registraram aumento na demanda de turistas neste período, o que indica que muitos viajantes aproveitaram o festival para conhecer outros destinos fluminenses. O site da campanha TurisRock registrou mais de 90 estabelecimentos participantes, o que demostra o sucesso da iniciativa. O estande da Setur-RJ no festival, dedicado à divulgação das 12 regiões turísticas, anotou 15 mil visitantes no total.

O projeto “VER O #TÔNORIO” também fez a diferença no ano ao instalar um contêiner instagramável em Copacabana e outro itinerante na Costa do Sol e Costa Verde, atendendo 10 municípios. No contêiner, os visitantes foram atraídos a conhecerem um pouco mais dos destinos do Rio de Janeiro, além das atrações musicais locais e o artesanato regional.

Em 2022 também foram realizados os seguintes programas, ações e eventos: “O Rio continua lindo e perto”; “Rio Innovation Week”; “Stock Car”; “Copa Davis”; “Rio Open de Tênis”; “ExpoRio Turismo”; “Turismo Presente”; “Projeto Sinalização Turística”; “Programa do Artesanato Fluminense”; “Projeto “INVERNO #TÔNORIO”; “Turismo RJ + Perto”; o roadshow “O Rio é de Vocês” e o “Plano Operacional Integrado”.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

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