Você sentiu alguma queda no número de seguidores em seu perfil do Instagram no início desta semana? Vários perfis têm reclamado que perderam bastante seguidores. Logo começaram as teorias conspiratórias, de bugs em alguma atualização da plataforma a “regulação da mídia” e censura por conta do resultado das eleições.
Na verdade, trata-se de uma ação cada vez mais frequente do Instagram, que de vez em quando dá uma limpa em perfis de robôs, fakes e com informações incompletas. Quem mais reclamou, claro, foram aquelas pessoas e empresas que compraram seguidores.
Mas claro, alguns inocentes acabam pagando pelos pecadores e algumas contas reais também caíram na “malha fina” do Instagram e foram suspensas. Para esses casos, em nota, o Instagram, que pertence à Meta, empresa também dona do Facebook, confirmou que houve uma falha global em seus sistemas que está causando o problemas. “Sabemos que algumas pessoas, em diferentes partes do mundo, estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível”.
Alguns famosos reclamaram terem perdido milhares de seguidores, como Juliette, que disse que perdeu cerca de 400 mil seguidores. A influenciadora Virgínia Fonseca também afirmou em suas redes que perdeu cerca de 200 mil seguidores. Já Gkay, empresária e influenciadora, disse ter perdido cerca de 300 mil seguidores.
Perfis bloqueados recebem uma notificação para que o usuário tenha a chance de recuperar o acesso ao aplicativo em até 30 dias. Porém, os usuários afirmam não receber o código de autenticação necessário para logar no aplicativo.
Usuários de países como França, Japão, Itália e Turquia relatam os mesmos problemas. No Brasil, segundo dados do Downdetector, os problemas técnicos se concentram em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília, Fortaleza e Recife. Rio de Janeiro e Minas Gerais parecem não ter sido muito afetados.
“Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo transtorno”, afirmou o Instagram em sua conta oficial no Twitter. Se esse foi o seu caso, o jeito é abrir um chamado no Instagram e aguardar.