A importância do Dia dos Professores para a educação no Brasil

O dia dos professores é comemorado em datas diferentes ao redor do planeta. Isso prova que, independentemente da cultura e história de cada país, a valorização desse nobre trabalho é comum. No nosso país, o dia do professor é comemorado em 15 de outubro, data em Que D. Pedro I instituiu a criação das escolas de primeiras letras nos principais povoados do Brasil, em 1827.

Essa ação destacou a importância da educação no país, conferindo ao governo o papel de fomentar o ensino público. A data seria usada para reunir a comunidade escolar e dar os parabéns aos professores.

Porém, nem o programa de ensino público nem a celebração nesta data comemorativa ficaram firmados. Apenas após algum tempo é que professores de São Paulo decidiram reivindicar a comemoração para o reconhecimento da profissão, ao mesmo tempo em que conquistavam um feriado que dava um fôlego no enorme segundo semestre.

A maioria das pessoas reconhece com facilidade a importância do professor. Afinal, independentemente da profissão que exerce ou cargo que ocupa, cada um se lembra do professor e seu papel como fundamental na transmissão do conhecimento e reforço da ética profissional de cada área.

Um dos professores que atua há 17 anos na área, o Guilherme Bonotto, que é formado em Letras desde 2004, pós-graduado em Ensino da Língua Portuguesa e também em Literatura Infantojuvenil, falou sobre a data comemorativa.

“O dia do professor é um momento mais de reflexão do que de comemoração. Porque nós, professores, comemoramos no final da obra e do ciclo. É quando acompanhamos um aluno passar de ano com méritos, quando um jovem está passando no vestibular ou na prova militar, quando alguém passa no concurso, já que o dia dos professores, eu vejo como uma data termômetro: o que a sociedade pensa de nós? O que estão dizendo? Há matérias nas mídias? Quem se lembrou? É sobre isso.”, explicou.

A relação entre o professor e o aluno sempre tem um controle dos limites. A linguagem dessa relação vai se adaptando ao público, já que o professor pode estar na parte da manhã com turmas de 12 e 13 anos, à tarde com jovens de 16 e 17 anos e à noite para os adultos.

O Guilherme Bonotto explicou sobre a experiência de ser professor na rede estadual e na rede municipal.

“Eu passo a maior parte da semana em escola pública e também trabalho com aula on-line e presencial em preparatório para concursos públicos. Então, minha semana é assim, posso estar numa turma de sexto ano falando de contos e fábulas ou no ensino médio falando de Realismo e Naturalismo”, disse.

Com a popularização da internet, o acesso à informação se tornou mais fácil e o conhecimento mais democratizado. Chama-se educação do futuro o novo modo de ensinar e transmitir conhecimento. Ela é voltada ás novas tecnologias, que são usadas para facilitar o processo educacional. A idéia é proporcionar ao aluno recursos que deixem as aulas mais instigantes e dêem a ele mais autonomia à própria aprendizagem.

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente, tanto da educação a distância, como nas salas de aula. Com muitos cursos online disponíveis, a EAD já facilita quem busca o crescimento profissional. Além de contarem com valores mais acessíveis, também facilitam a vida de quem tem uma rotina mais atribulada.

Em salas de aulas, a tendência é vermos recursos como tablets ou óculos de realidade virtual e realidade aumentada, que deixarão a aprendizagem mais prática e atrativa. Em uma aula de Ciências, por exemplo, o aluno poderá explorar detalhes do solo, que tornará sua aprendizagem mais rica.

O professor Guilherme Bonotto falou sobre o que espera para a educação no futuro.

“Eu espero que, primeiro, as escolas se adaptem às mudanças de gerações. Não tem como dar aula para uma criança de 12 anos da mesma forma como eu explico para a mãe dela. Há dez anos eu levava jornais impressos para a sala de aula, mas hoje você mal encontra bancas pela rua. As notícias estão nos celulares dos alunos. Há dez anos eu falava que os diários estavam virando “blogs”, mas hoje o que é blog? Os livros didáticos estão ficando velhos muito rapidamente. O quadro branco que foi uma revolução em relação ao de giz agora é só para escrever exemplos, algumas atividades e desenhar esquemas e tabelas. O resto está nos sites, e só buscar no Google. Então, eu não consigo ver a educação do futuro sem que a escola se adapte no presente. Se não adaptar, a sala de aula será um espaço cansativo e deslocado da realidade.”, afirmou.

Contato de Guilherme Bonotto:

Instagram: @professorbonotto

Por Pier Luro

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