Plano de Enfrentamento às Arboviroses é aprovado em Cabo Frio

Documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde

Visando à prevenção e ao combate às doenças, a Secretaria de Saúde criou o Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses. O documento foi atualizado pela gestão municipal e apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, sendo aprovado para o biênio 2022/2024. A apresentação contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da sociedade civil.

O plano tem o objetivo de manter o sistema de vigilância fortalecido para a detecção precoce e a redução da mortalidade por arboviroses em Cabo Frio. O documento também estabelece as atribuições participativas dos setores públicos municipais e parcerias, projetando quais as necessidades de ações e aquisições de recursos para o enfrentamento de uma eventual epidemia por arboviroses.

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos pelo Aedes aegypti.

O Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses foi elaborado e revisado, seguindo as orientações da Deliberação CIB-RJ nº 6.926, de 11 de agosto de 2022, e embasado de acordo com as diretrizes nacionais para prevenção e controle das arboviroses Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. A promoção da saúde, o controle e o tratamento das arboviroses estão previstas como Vigilância em Saúde, nas três esferas hierárquicas do SUS.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia