A Colômbia, o segundo país mais populoso da América do Sul, tem despertado a atenção dos turistas, na última década, por seu clima ameno e por ser banhado pelo Pacífico Norte e pelo Mar do Caribe, que tornam as suas praias um paraíso de águas quentes, transparentes, com cores azuis e esmeraldas. Um verdadeiro paraíso que vale a pena conhecer!
A Colômbia elegeu, pela primeira vez no último dia 7 de agosto, um presidente de esquerda, Gustavo Petro com 50,44% dos votos, o que demonstra que vai governar para um país dividido. A sua vice presidente é Francia Márques, a primeira negra, afrodescendente, nativa das regiões mais pobres do país.
Estive pela primeira vez na Colômbia numa viagem rápida e com amigos. A viagem não custa muito pois a moeda local, o peso colombiano, vale menos que o real.
O idioma oficial é o espanhol.
Bogotá
O vôo do Brasil (Rio de Janeiro) até Bogotá dura cerca de 6h e 19min. Bogotá é a capital do país e a maior cidade da Colômbia.
Fiquei apenas algumas horas na capital esperando o vôo para San Andrés, a ilha paradisíaca.
Bogotá tem 2.640 metros de altitude, o que faz com que algumas pessoas sintam um pouco de falta de ar e dor de cabeça.
Por ser uma cidade grande tem muitas atrações para quem deseja conhecer.
A temperatura em Bogotá gira em torno de 14º, uma mudança brusca para quem chega na Ilha de San Andrés e encontra 32ºde temperatura.
Comidas na Colômbia
Entre a variedade de comidas típicas está a Bandeja Paisa (arroz branco, feijão, ovo frito, abacate, carne moída, chorizo, arepa, pantacones e batatas, servidos diretamente em uma bandeja), Ajiiaco (Sopa feita com vegetais), Arepas (pão com massa à base de farinha de milho), Patacones (banana da terra frita) e Lechona (Leitão assado, recheado com arroz e ervilhas, cozido por 12 horas).
Café da manhã na Colômbia é um pouco diferente do Brasil. Feitas de farinha de milho e no formato arredondado como o de uma panqueca, as arepas estão presentes e são a estrela principal, ao contrário do nosso pão francês e as muitas variedades consumidas por nós.
Nos dois hotéis em que fiquei não vi nenhum bolo, nem a variedade de pães e frutas que aqui desfrutamos. Lá é comum comerem uma massa frita recheada com salsicha, caldos, ovo e alguns tipos de queijo.
Outro prato típico de lá é o Arroz de coco, que vale muito a pena experimentar. A receita do saboroso arroz tem leite de coco ou coco ralado e um pouco de açúcar mascavo que ajuda a completar o paladar. Se tiver a oportunidade, deguste o prato.
Come-se bem na Colômbia, principalmente no litoral, onde os peixes, camarões e frutos do mar são a grande estrela.



Bebidas
A principal bebida é o café, pois a Colômbia é um dos maiores produtores de café do mundo. A marca Juan Valdez é a mais famosa e, realmente, é muito boa.
Famoso no país, a limonada de coco realmente é uma delícia. Feita com limão, leite de coco, açúcar e gelo, é encontrada em qualquer bar ou restaurante.
Bebida alcóolica típica da Colômbia é a aguardiente, semelhante à nossa cachaça, mas com menor teor alcóolico.
O Rum colombiano é famoso no mundo e muito utilizado no litoral.
Outra bebida muito consumida é o Coco Loco, com coco, limão, aguardente e rum.
Uma boa variedade de cervejas locais, como Club Colombia, a mais consumida, Aguila, Poker, Andina. Todas muito saborosas e mais leves que as fabricadas e vendidas no Brasil.





Artesanato
O artesanato na Colômbia é muito forte, lindo e colorido. São cestas, cerâmicas, pulseiras, redes, bolsas.
As mais famosas são as bolsas hipercoloridas feitas à mão pela tribo indígena Wayuu, numa das regiões mais áridas da Colômbia. São tecidas uma a uma, com lã ou algodão, levam cerca de 30 dias para serem confeccionadas. São lindas e as blogueiras adoram. Ótimo, porque assim ajudam a essa comunidade que, no início, faziam isso para uso doméstico. As bolsas e mochilas são encontradas em todas as feiras e lojas na cidade e custam cerca de R$120,00.

Esmeraldas
A Colômbia é responsável por 55% da produção mundial de esmeraldas. São consideradas as mais bonitas do mundo e a grande maioria vai para exportação.
Você as encontra em forma bruta ou lapidada, montadas em ouro, prata, com diamantes, que variam de preço de acordo com a peça. Mas vale a pena a compra, porque nem chega perto do preço praticado no Brasil.

Chiva
Típicos da Colômbia, esses ônibus fazem o transporte de pessoas, animais, frutas, verduras, bolsas, etc.
Você encontra essas miniaturas em forma de imãs ou maiores em todas as lojas de souvenires.
Próxima matéria falarei sobre a Ilha Paradisíaca San Andrés.

Por Renata Castanho
Fotos: Renata Castanho