Tenho certeza de que quem lê a minha coluna tem um bichinho de estimação em casa, gostaria de ter ou até mesmo de ajudar aqueles bichinhos que não têm a mesma sorte de ter um lar. Vou apresentar algumas formas de ajudarmos os animais abandonados, afinal de contas, são tantos, que não podemos ficar indiferentes a essa situação.
Adotar um animal abandonado seria a melhor forma de ajudar, porém nem todo mundo pode adotar um cachorrinho ou um gatinho, pelos mais diversos motivos, que não cabem serem julgados aqui.
Vemos sempre muita gente querendo adotar cães de raça. Não tenham preconceitos com os “vira-latas”, eles são uma mistura de várias raças, são extremamente amorosos, além de mais resistentes às doenças.
Outra coisa que ajudaria muito, seria evitar que eles procriassem, fazendo a castração. Além de evitar que eles se multipliquem, previne contra uma série de doenças, brigas e fugas.
Quando encontrar um animal na rua, sem dono, ofereça água e comida, pode não ser a solução, mas ameniza o problema temporariamente. Conhecemos diversas pessoas que possuem uma rotina em alimentar cães de rua, ou que colocam um pote de ração e água em suas calçadas.
É possível também oferecer lar temporário ou apadrinhar algum animalzinho, principalmente quando necessita de cuidados especiais, até que se encontre uma nova família para ele.
Na cidade, como ainda não temos um abrigo para cães, existem diversas protetoras que cuidam de animais abandonados, qualquer um pode ajudar com doações em dinheiro, ração ou medicamentos, basta se informar nas agropecuárias e veterinárias locais.
Compartilhar informações nas redes sociais também é uma forma de ajudar.
Você encontra mais dicas sobre cuidados com pets em nosso instagram @petpiccoli.com.br