Você já deve ter escutado falar no famigerado orçamento secreto, seja na internet, no rádio, na TV, mas você sabe o que significa!??
Orçamento secreto é como ficaram conhecidas as emendas do relator. As emendas são ferramentas que permitem que os parlamentares destinem verbas da União sem detalhes como a identificação ou com a destinação do recurso.
As emendas do relator foram criadas em 2019 e implementadas no ano de 2020, com isso, há a possibilidade que parlamentares destinem recursos que saem diretamente dos cofres públicos da União sem que haja transparência do destino da verba. Elas se diferenciam das outras emendas porque é definida pelo deputado ou senador designado como relator- geral do Orçamento a cada ano e não há um critério definido quanto ao destino da verba, o que dificulta a fiscalização e facilita meios espúrios de corrupção com o dinheiro público.
Assim, com este tramite, sem especificar limites e destino, facilita-se a prática de corrupção, além de ajudar o Presidente a negociar com as bancadas congressistas em busca de apoio político.
Foi o orçamento secreto que “comprou” o famoso “CENTRÃO”, congressistas de partidos de base ideológica fraca, que geralmente são governistas, impedindo assim que diversos pedidos de impeachment tramitassem no Congresso contra o Presidente da República.
Analogicamente comparando: vocês não acham que o orçamento secreto e o mensalão são parecidos?? Lembram do mensalão? O escândalo que consistiu nos repasses de fundo de empresas, que faziam doações ao PT para conquistar apoio político dos parlamentares. Afinal, não são escândalos parecidos?? O orçamento nada mais é que o novo mensalão!
Gabriela Monteiro
