Pra quem nasceu nesse ambiente digital, a TV aberta parece ser uma mídia de gente velha. Afinal, na grande maioria da programação, o que se vê são programas de receita, jornalismo, novelas e programas de auditório.
Mas as eleições desse ano, em pleno 2022, parecem que mais uma vez terão a TV como principal desencadeadora das discussões políticas no Brasil. Basta ver as audiências das entrevistas com os candidatos a presidente realizadas na semana passada no Jornal Nacional, da TV Globo. Pelo menos os dois candidatos que aparecem nos primeiros lugares nas pesquisas dominaram os debates online.
De acordo com dados prévios de audiência em São Paulo, Lula rendeu 31,4 pontos de média de 20h31 às 21h12, garantindo a sintonia de 46,1% dos televisores ligados na região no dia 25 de agosto. Não superou Bolsonaro, que três dias antes garantiu a média de 32,7 pontos e foi sintonizada por 46,7% dos aparelhos de TV da Grande São Paulo, com um pico de 37 pontos, o maior índice de todos os programas de televisão na região no ano de 2022. Vale lembrar que cada ponto de audiência equivale a mais de 700 mil telespectadores.
Além das entrevistas e debates, os candidatos também buscam os votos na propaganda eleitoral gratuita e o conjunto de partidos com cadeiras no Congresso define um maior tempo de TV e rádio. Por mais que a internet esteja popularizada, no interiorzão do Brasil o sinal ainda é ruim e os bons e velhos rádio e TV seguem sendo as maiores audiências junto à população.
Mas claro, o que vale é o conjunto de tempo de rádio e TV e também o domínio do debate nas redes sociais. Nesse quesito, quem anda melhor na sua opinião? Lula ou Bolsonaro? Quero saber sua opinião no meu Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!
rocessos relacionados:
1. (Ciro Gomes)
2. (Felipe D’Avila)
3. (Jair Bolsonaro)
4. (José Maria Eymael)
5. (Léo Péricles)
6. (Lula)
7. (Pablo Marçal)
8. (Roberto Jefferson)
9. (Simone Tebet)
10. (Sofia Manzano)
11. (Soraya Thronicke)
12. (Vera Lúcia)
FALTARAM ALGUNS CANDIDATOS ?