Atividades terão início na próxima segunda-feira (25) e seguem até sexta (29), no Hotel Malibu
Voltadas para pessoas que vivem, trabalham e pensam na orla de Cabo Frio, serão realizadas, a partir da próxima segunda-feira (25), as oficinas de planejamento participativo do Projeto Orla. Nelas serão desenvolvidas metodologias de construção de diagnóstico, classificação e formulação de cenários.
As oficinas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Malibu Palace Hotel, localizado na Avenida Macário Pinto Lopes, 900, na Praia do Forte.
O Projeto Orla é uma ação do governo federal, lançado no início dos anos 2000, buscando responder às demandas de ordenamento do uso e da ocupação da orla marítima nacional.
Fazem parte da coordenação nacional o Ministério do Turismo (MTUR), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).
Esse planejamento tem como premissa a compatibilização das políticas ambientais, urbanas e patrimoniais, por meio da gestão costeira integrada no âmbito municipal. A classificação da orla integra o planejamento, que dará subsídios às tomadas de decisões para alcançar os cenários desejados.
O Projeto Orla vai funcionar como um canal de diálogo entre diversos grupos sociais, governamentais e não governamentais, o que permite a identificação dos problemas e das prioridades de forma participativa, subsidiando a ação da administração pública através de seu Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI).
As oficinas contempla quatro Unidades de Paisagem (UP), distribuídas da seguinte forma: UP1 – Praia do Forte (do Forte de São Matheus até o Foguete, limite com Arraial do Cabo); UP2 – Praia do Peró (do Pontal do Peró até o final da Praia das Conchas); UP3 – Praias de Tamoios (do limite com Casimiro de Abreu, na Praia do Pontal até a Praia Rasa, limite com Armação dos Búzios), e UP4 – Canal do Itajuru (margem da sede do Município, desde a Boca da Barra até a Praia do Siqueira).
Podem participar do projeto representantes de associações de moradores; representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária); técnicos e gestores públicos; representantes de associações locais, além de estudantes e professores.
Os interessados em participar do projeto precisa se inscrever por meio do link: Inscrição da Sociedade Civil Organizada para Participação nas Oficinas do Projeto Orla Cabo Frio.
A segunda oficina será realizada de 21 a 23 de setembro, e vai culminar com uma audiência pública que tem previsão para ser realizada no dia 12 de dezembro de 2022.
A cidade de Cabo Frio faz parte do Projeto Orla por ter participado do edital “Brasil, essa é a nossa praia!”, do Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O município está entre as dez cidades do Brasil que recebem a metodologia de forma gratuita, entrando apenas com a contrapartida de logística.
Fonte: Prefeitura de Cabo Frio