A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou, neste sábado (9), o ex-jogador de futebol Léo Moura com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa.
A cerimônia foi no Complexo Esportivo Valter Pereira da Silva, Parque Novo, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
A condecoração foi proposta por meio de Projeto de Resolução dos deputados André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, Bebeto (PSD) e Valdecy da Saúde (PL).
Essa homenagem teve como objetivo, segundo os parlamentares, prestar um justo e merecido reconhecimento à contribuição que Léo Moura deu ao futebol brasileiro ao longo de mais de 20 anos de carreira, tendo jogado na seleção brasileira e por alguns dos principais times do país como Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, entre outros.
Ele atuou também no futebol dos Estado Unidos, com a camisa do Fort Lauderdale Strikers.
Na justificativa da concessão dessa comenda, Ceciliano, Bebeto e Valdecy destacaram também o importante trabalho social realizado pelo ex-jogador por meio do Instituto Léo Moura Sports – uma Organização Não Governamental -, com núcleos no Rio de Janeiro e em Macapá.
Esse trabalho contribui para o desenvolvimento socioeducativo de centenas de crianças e adolescentes através da prática esportiva. Cada núcleo tem capacidade de atender até 300 jovens, entre 5 e 15 anos de idade.
O complexo esportivo Valter Pereira da Silva contou com a presença de dezenas de pessoas para prestigiar Léo Moura, que recebeu a Medalha Tiradentes das mãos dos três parlamentares autores da homenagem. O ex-atleta se mostrou emocionado e agradecido.
“Eu me sinto muito honrado em receber esta homenagem. Agradeço muito ao presidente André Ceciliano, ao Valdecy e ao meu irmão Bebeto. Muito obrigado. Orgulho e gratidão definem este momento para mim”, disse Léo Moura, tendo a companhia da sua esposa.
Após fazer a entrega da Medalha Tiradentes, Ceciliano destacou o trabalho do ex-jogador. “O Léo é merecedor de toda essa homenagem”.
Bebeto também enalteceu o ex-companheiro de futebol: “Léo é meu imãozinho e com certeza faz jus a esta honraria”. Já Valdecy observou a atuação do ex-craque fora das quatro linhas.
“Ele realiza um trabalho social importantíssimo voltado à inclusão social de crianças e jovens pelo esporte. Parabéns, Léo Moura”, comentou.