A cidade de Araruama terá, neste sábado (2), às 11h, a inauguração da cozinha de filetagem dos pescadores, na Colônia Z-28, que fica na Pontinha do Outeiro, no bairro Areal.
Segundo a Prefeitura de Araruama, a pesca é considerada uma atividade econômica importante da cidade e que faz parte da cultura local.
No município, ainda de acordo como o Executivo, mais de 200 pescadores tiram o sustento de suas famílias com o que pescam diretamente da Lagoa de Araruama.
O espaço a ser inaugurado tem 73m² e conta com câmara frigorifica, duas mesas bancadas, balança e maquina seladora.
Na prática, vai ser usado gratuitamente pelos pescadores e suas esposas para o processo de filetagem; ou seja, o corte do peixe em formato de filés. Em seguida, a carne vai ficar armazenada em uma câmara frigorífica para depois ser comercializada.
A expectativa é de que, por dia, cerca de 200kg de pescado sejam beneficiados. O processo é importante porque agrega valor ao produto no mercado, o que garante aos profissionais uma renda extra.
A cozinha vai funcionar todos os dias da semana, das 7h às 17h.
Além disso, os pescadores vão contar com um selo de qualidade, que, segundo a Prefeitura, vai possibilitar que esse peixe seja vendido para atender a merenda escolar do município.
A inauguração será durante o primeiro dia da 3ª Festa dos Pescadores de Araruama, na Colônia Z-28.
O evento, que vai até o domingo, vai contar com barracas onde serão vendidas comidas típicas, como: pescado frito e na brasa, ensopado com pirão, caldinho de peixe, empada e pastel de camarão.