Maior Campeonato de Surf da América Latina começou hoje em Saquarema

Começou hoje (23/06) a etapa brasileira do World Surf League(WSL) Championship Tour, o Campeonato de Surf mais importante do mundo, o Oi Rio Pro CT 2022 na cidade de Saquarema, Região dos Lagos, considerada a ‘Capital Nacional do Surf’.

A abertura do evento aconteceu na véspera, 22/06, no Centro de Treinamento de Surf Léo Neves, na Praia de Itaúna, com uma coletiva de imprensa, onde foram apresentados pelo CEO da WSL, Erik Logan  e o presidente da América Latina, Ivan Martinho, que apresentaram alguns dos maiores ídolos do esporte que estarão na competição, como: Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Ítalo Ferreira e João Chianca.

“É muito bom estar de volta ao Brasil, após um longo intervalo de dois anos”, disse o CEO da World Surf League, Erik Logan, referindo-se a não realização do evento em 2020 e 2021 por causa da pandemia.

Ivan Martinho agradeceu a presença de todos, em especial à prefeita Manoela Peres, de Saquarema. “A previsão do tempo está ótima. Saquarema é a única cidade do mundo que recebe os 3 mundiais: o Championship Tour, o Challenger Series e o QS 5000. Montamos a maior estrutura de todos os tempos, 3.100 m² de estrutura. Vão pra onda! ,brincou.

João Chianca, surfista de Saquarema, falou de sua satisfação em estar representando a cidade.

“Sempre soube que tinha que ter trabalhado duro para estar aqui representando tantos talentos locais. O Léo Neves, (surfista de Saquarema que foi bi-campeão brasileiro e morreu durante uma competição em Saquarema) deixou um legado incrível, incentivando sempre novos talentos”, completou.

O medalhista de ouro nas Olimpíadas e campeão mundial em 2019, Ítalo Ferreira, e mais descontraído dos atletas presentes, falou de sua dedicação.

“A gente vem se dedicando todos os dias e estamos bem conectados. Ontem conheci uma senhora de mais idade que começou a surfar. Isso é muito legal!”.

Perguntado sobre como era estar na sua terra, Ítalo disse: “Nossa, é muito bom! Comi tanto no café da manhã: pães diversos, mortadela… Sinto muita saudade de casa em Salvador, mas como nunca tive uma vida muito boa, aproveito bastante esses momentos de agora”.

Tatiana Weston-Webb, vice-campeã mundial falou de seu desejo de fazer uma boa competição.

“Estou em 9º no ranking, mas pretendo chegar ao 5º. Amo essa onda de Saquarema, gosto muito de surfar esquerdas e quero muito me divertir”, disse ela.

O tricampeão mundial Gabriel Medina, que esteve afastado por problemas pessoais, declarou a sua satisfação em estar voltando a competir.

“Estava fora de ritmo. Fiquei muito tempo cuidando de mim. Tenho me divertido muito na água. Foi muito bom ter voltado e ser recebido tão bem por todos. Essa é a melhor torcida, uma galera muito apaixonada pelo esporte. Não vejo a hora de encontrar todo mundo lá na praia”, finalizou.

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), compareceu ao evento neste primeiro dia. Ela comentou o benefício econômico do evento e destacou que o comerciante local está feliz.

“Eu acho que muda a vibe da cidade. Todo mundo já está sentindo, realmente, como esse evento impacta nosso município”, disse Manoela.

O secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Alessandro Carracena, também esteve presente e, em entrevista ao Portal Costa do Sol/rádio Costa do Sol FM, falou sobre o papel do Governo no evento.

“Este evento é fruto da lei que incentiva o esporte, onde o Estado faz uma renúncia fiscal e patrocina o evento. Depois de um longo período de Pandemia, o Governo do Estado vem se esforçando para retomar eventos desse porte”, afirmou Alessandro.

O secretário também comentou a estrutura da etapa e destacou próximos eventos na Região dos Lagos, como o Rei e Rainha do Mar em Cabo Frio.

Por Renata Castanho e Luiz Felipe Rodrigues, estagiário sob supervisão de Renata Castanho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia