Uma iniciativa conjunta em sete pontos da Região dos Lagos vai propor a conscientização sobre cavalos-marinhos na laguna de Araruama neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.
A ação está programada para ter início às 8h e vai contar com representantes em cada um dos pontos (Centro de Araruama, Bananeiras, Praia Seca, Cabo Frio, Saquarema, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia).
Estão previstos esculturas na areia, oficinas de educação ambiental infantil, retirada de resíduos na laguna e roda de conversa até 13h.
A representante do Centro de Araruama é a artesã Sandra Barbosa, da Amazônia Rio. A ativista é a organizadora do evento e explicou que um dos focos da ação são os resíduos jogados na água.
“Os resíduos que nós jogamos na lagoa, no mar, acabam matando os cavalos-marinhos. Esse resíduo, eu aproveito ele. Porque as pessoas jogam garrafa pet, por exemplo, eu reaproveito [para produzir material]”, contou.
Outra questão diz respeito às redes de pesca artesanal, que também contribuem para a morte dos animais.
“A ideia veio disso. A partir do meu trabalho com resíduos através da moda/artesanato e eu resolvi transformar esse cavalo-marinho em uma campanha de educação ambiental para trazer essa fala para nossa população”, arrematou.
No ano passado, a campanha também foi realizada, mas através de lives.
Confira a programação abaixo: