A infância e o cuidado com o meio ambiente : pensar no futuro é agir no presente!

É com muita alegria e entusiasmo que recebemos os alunos no Centro Educacional Margarida. O início do ano escolar é geralmente um período difícil para os alunos da Educação Infantil. Adaptar-se a um novo ambiente e ficar aos cuidados de uma pessoa desconhecida, até então, pode parecer assustador até mesmo para um adulto.  O CEM realiza um trabalho pedagógico em Araruama, em que prioriza, entre outras, a formação humana e a qualidade acadêmica.

Muitas atividades sustentáveis são realizadas desde a criação do CEM, focando na proposta do nosso Projeto Político Pedagógico, que tem por objetivo possibilitar ao aluno os instrumentos para uma interferência teórico/prática na realidade em que está inserido. 

O cuidado com o meio ambiente precisa começar na primeira infância, e se crianças pequenas aprendem pelo que vêem e vivenciam, a prática torna-se fundamental, não só ensinar os cuidados com o Planeta, mas apresentá-los aos alunos para que vivam no dia a dia. Aqui, os alunos aprendem desde a Educação Infantil que sustentabilidade é viver em harmonia com o meio ambiente.

No início de 2015, implantamos, no CEM, um sistema de captação de água das chuvas, com uma capacidade de armazenar setenta e cinco mil litros, dando força assim, ao projeto de sustentabilidade que acontece há 28 anos na nossa escola. No início de 2016, dando continuidade ao projeto, instalamos a maior usina de microgeração solar da Região dos Lagos, com 176 painéis. A instalação ocupa uma área de 300 metros quadrados, para atender até cem por cento da demanda de energia da escola. A iniciativa vai evitar a emissão de nove toneladas de CO2 na atmosfera, o que corresponde a cinquenta e três árvores plantadas no ano. 

Desde a Educação Infantil, ensinamos sobre a economia de água e energia, sobre coleta de lixo, reciclagem, preservação de áreas verdes, meios de transportes sustentáveis, reutilização de materiais (inclusive, construindo brinquedos!), entre muitas outras maneiras de cuidar do nosso Planeta. Dessa forma, vamos aos poucos formando nos alunos uma consciência ambiental, a noção de que os materiais podem ser reaproveitados, inclusive para brincar. O resultado, além da consciência ambiental, é o surpreendente desenvolvimento da criatividade nos alunos.

Procuramos colaborar com o meio ambiente, ser exemplo de boas práticas para alunos e toda a comunidade escolar e ampliar o interesse pelas causas ambientais. Sabemos que pensar no futuro é agir no presente. Nós podemos fazer a nossa parte!

Por Larissa Chagas

Pedagoga, especialista em primeira infância, mãe,

apaixonada pelo desenvolvimento infantil desde 2006.

@lachagas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia