Recentemente a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do Saque Extraordinário do FGTS.
Você sabe realmente o que é FGTS?
Segundo a Caixa Econômica Federal, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Ele é basicamente uma poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador que funciona como uma garantia para protegê-lo em caso de demissão sem justa causa. E no início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Os valores do FGTS pertencem exclusivamente ao trabalhador e, em algumas situações especiais, pode ser sacado sem que o trabalhador tenha deixado o emprego.
Toda essa quantia acumulada pelo governo rende “alguma coisinha” e de tempos em tempos o governo distribui esses resultados.
A Distribuição de Resultado do FGTS é uma medida legal que visa o incremento da rentabilidade das contas vinculadas FGTS do trabalhador, por meio da distribuição do resultado positivo auferido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, além da remuneração mensal com aplicação da Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano.
O trabalhador que possuir conta do FGTS com saldo positivo na data de 31 de dezembro receberá o crédito de distribuição de resultado até a data de 31 de agosto do ano seguinte.
Então, fiquem atentos, pois, o trabalhador pode retirar parte desse dinheiro mesmo antes de ser demitido sem justa causa.
Siga as nossas redes sociais para mais dicas.
Até a próxima.