Ao cogitar dar uma renovada no ambiente logo pensamos em trocar a pintura, mas qual tinta levar quando chegamos à loja?
Acrílica, PVA ou esmalte sintético?
Precisamos então entender que existe um tipo de tinta para cada superfície, e a escolha adequada é essencial para uma pintura bem acabada e durável.
Tinta Acrílica
A tinta acrílica tem uma qualidade superior devido à quantidade de resina acrílica presente no produto, refletindo em mais durabilidade e resistência. É um dos tipos de tinta para parede interna mais versátil, sendo lavável e mais fácil de limpar.
Ela também tem alta impermeabilidade, sendo perfeita para ser usada em áreas externas ou em ambientes molhados, como cozinha, banheiro e fachadas, pois resiste a chuvas e tem uma ótima retenção de cor.
Tinta PVA
Esta tinta é mais utilizada em ambientes internos, pois possui um excelente acabamento, maior rendimento e secagem rápida; não tem cheiro e pode ser facilmente limpa. Ao contrário da tinta acrílica, ela não é resistente a ação da chuva.
Esmalte sintético
Ao contrário das outras, normalmente não é solúvel em água; portanto, é mais difícil de ser limpa em caso de respingos. Esse é o tipo de tinta que forma uma camada protetora, muito utilizada para pinturas de metais e madeira, não sendo recomendado o seu uso para a pintura de paredes.
Sabendo sobre cada tinta é preciso definir a melhor classificação para cada tipo de ambiente, e neste caso, temos a Econômica, Standard e a Premium. Na melhor opção, não avalie somente o preço, mas a resistência, economia e o lugar onde irá aplicar.
Boa semana e até a próxima com idéias e novidades.