No último artigo coloquei uma frase popular que é “A saúde começa pela boca”.
Assim como uma boa alimentação é fundamental para a saúde dos peludinhos, a higiene dentária também é importantíssima.
Você escova os dentes dos seus bichinhos?
Sabia que escovação dentária deveria ser diária?
Pois é, os alimentos se acumulam entre os dentes, podendo formar placas bacterianas, tártaro, mau hálito, salivação excessiva, perda dos dentes e até mesmo problemas sistêmicos graves.
O ideal é acostumá-los desde novinhos, tanto cães, quanto gatos, mas nunca é tarde para começar!
Para animais adultos, sugiro que iniciem massageando externamente os lábios do peludo com os dedos, fazendo movimentos circulares por mais ou menos um minuto. Isso pode ser feito de uma a duas vezes por semana, e quando ele estiver se sentindo confortável com a manobra, passem para a massagem dos dentes e gengivas.
Quando o bichinho estiver acostumado a ser tocado, coloquem um pouco de pasta de dentes de uso exclusivo para pets (não podemos usar creme dental humano) para acostumá-lo com o sabor.
Depois disso, podem usar uma escova de dente especial, que é menor do que uma escova de dente de uso humano com as cerdas mais macias, ou continuar usando os dedos com uma gaze enrolada no dedo, ou dedeira de silicone macia, para higienizar os dentes do seu mascote.
Uma consulta com um médico veterinário também é importante para descobrir se as gengivas do seu bichinho estão inflamadas, pois o acúmulo de placas bacterianas e gengivites devem ser tratados adequadamente.
Gostou da dica? Continue acompanhando, toda semana tem novidades sobre os cuidados preventivos dos seus pets.