Mais conhecimento para os profissionais de Saúde. O Programa de Controle da Tuberculose- PCT de Rio das Ostras realizou, nos dias 25 e 28 de março, uma capacitação em serviço (teórico/prática) em Inoculação e Leitura de Prova Tuberculínica- PPD.
Além da Equipe do PCT, foram capacitadas também enfermeiras do Programa de Combate às IST/HIV/Aids e Hepatites do Município e a enfermeira coordenadora do PCT de Macaé.
A Prova Tuberculínica é um teste capaz de demonstrar infecção prévia pelo Mycobacterium Tuberculosis, agente causador da tuberculose.
“Foram dois dias de trabalho intenso e de muito aprendizado, que contou com a colaboração da enfermeira Ludmila Martins Lima e da técnica em enfermagem Ivani Olive, ambas servidoras aposentadas, mas que não mediram esforços para repassar seus conhecimentos e experiências. Mais um trabalho que será realizado com excelência para os usuários de nossa Cidade”, contou Karla Cristina Viana, coordenadora do PCT do Município.
A parceria entre o PCT e o Programa de Combate às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais visa a prevenção, diagnóstico e o tratamento da coinfecção TB/HIV.
TUBERCULOSE – A Tuberculose é uma doença que afeta prioritariamente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos, dispondo de diferentes ferramentas diagnósticas para as variadas formas clínicas.
SINTOMAS- Os sintomas da Tuberculose estão principalmente relacionados com o desenvolvimento da bactéria nos pulmões, podendo haver tosse persistente com ou sem catarro (por mais de três semanas), com ou sem sangue, perda de peso, febre vespertina, suor noturno, dor no peito e dificuldade para respirar.