A Prefeitura de Cabo Frio vai reinaugurar, nesta sexta-feira (11), o Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Pasmed).
A cerimônia será às 9h, na nova sede, localizada na Avenida Joaquim Nogueira, 555, em São Cristóvão.
O serviço, vinculado ao Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf), retoma os atendimentos após um ano e 10 meses paralisado.
“É com imensa satisfação que vamos reinaugurar o Pasmed, serviço fundamental para os servidores municipais de Cabo Frio. A reabertura é resultado de um ano de esforços de toda equipe do Ibascaf e do governo municipal, que buscaram alternativas viáveis para que este momento se tornasse realidade. O Pasmed vai retornar para os servidores“, comemorou Carlos Alberto Cardozo, presidente do Ibascaf e gestor do Pasmed.
A nova sede do Pasmed, que fica ao lado da Apae Cabo Frio, terá horário de funcionamento para atendimento ao público das 9h às 16h.
O local vai funcionar para atividades administrativas, como a transcrição de exames e abertura de processos do Pasmed.
Consultas e exames serão realizados nos prestadores de serviço médico credenciados ao programa. A relação será divulgada posteriormente.
Reabertura do Pasmed será em sistema de pontos
Para viabilizar a reabertura do Pasmed, o Ibascaf adotou o sistema de pontos como forma de atender às necessidades dos usuários do programa e, ao mesmo tempo, admitir o controle dos recursos financeiros.
Para isso, foi estabelecida uma pontuação para procedimentos, consultas e, também, para servidor (120), cônjuge (120) e dependente (20 cada).
Nesse sistema, os pontos do grupo familiar são para uso mensal e não são cumulativos: devem ser usados conforme a pontuação de cada procedimento e/ou consulta (vide tabela abaixo), sempre dentro do número de pontos do grupo familiar.
Então, um grupo familiar formado, por exemplo, de servidor (120), cônjuge (120) e dois dependentes (40 pontos, sendo 20 para cada um) terá no mês 280 pontos para uso no Pasmed.
Se esse grupo familiar for a duas consultas (médico = 40 pontos / psicólogo = 20 pontos); fizer um exame cardiológico (40 pontos); um exame laboratorial básico (20 pontos), uma ressonância (80 pontos) e um raio-X (30 pontos) terá usado 230 pontos, ou seja, dentro da margem mensal do grupo familiar.
O total de pontos do grupo familiar também pode ser usado por apenas um membro do grupo, caso seja necessário. Para utilizar o Pasmed, é necessário que servidores e seus dependentes sejam cadastrados no programa.
Tabela de procedimentos e pontos correspondentes
QUANTIDADE DE PONTOS
- Servidor – 120 pontos;
- Cônjuge -120 pontos;
- Filho – 20 pontos
CONSULTAS
- Fonoaudiólogo – 20 pontos;
- Psicólogo – 20 pontos;
- Médico – 40 pontos;
- Odontólogo – 40 pontos.
FISIOTERAPIA
- Qualquer Procedimento (por sessão) – 10 pontos
PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS
- Odontologia Preventiva – 10 pontos;
- Restauração e Tratamento – 20 pontos;
- Extração (exceto siso) – 30 pontos;
- Tratamento de Canal – 80 pontos.
EXAMES
- Laboratoriais Básicos – 20 pontos;
- Raios-X e Densitometria Óssea – 30 pontos;
- Ultrassonografia – 30 pontos;
- Cardiológicos – 40 pontos;
- Oftalmológicos – 40 pontos;
- Otorrinolaringologista – 40 pontos;
- Ultrassonografia com Doppler – 80 pontos;
- Ressonância Magnética – 80 pontos;
- Tomografia Computadorizada – 80 pontos;
- Endoscopia e Colonoscopia – 80 pontos;
- Eletroencefalogramas – 80 pontos.