Com apoio da Prefeitura de Maricá, o Dia da Visibilidade Trans, que é celebrado neste sábado (29), será marcado no município por uma série de debates online que começaram nesta quinta-feira (27).
A primeira reunião foi a do Conselho Municipal LGBTQIA+ de Maricá. Haverá também debates como combate ao preconceito contra a comunidade LGBTI+ e também sobre o Plano Municipal de Direitos Humanos.
O coordenador de assuntos LGBTQIA+ da secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher de Maricá, Carlos Alves, afirmou que há outras pautas de reivindicação para a cidade, como um espaço de saúde para comunidade e também uma centro de referência LGBTQIA+, no qual um grupo de profissionais atenderiam os membros da comunidade em diferentes demandas.
“O que queremos nesta Semana da Visibilidade Trans é debater a cidadania de homens e mulheres trans em nossa cidade e na sociedade em geral, que ainda sofrem todo tipo de preconceito o tempo todo, seja na família, no trabalho ou na rua. É uma questão de como inserir mais e melhor essa população, que ainda é muito vulnerável“, disse Carlos Alves.
Nesta sexta-feira (28), a plenária virtual terá como temas a Saúde da População Trans e a Tranvestigeneridade Através das Gerações (abordando infância, adolescência e terceira idade de pessoas trans), a partir das 18h.
No sábado (29), às 15h, acontece o debate final em comemoração ao dia, onde o assunto será Visibilidade e Luta. Em todos os encontros online, haverá a participação de ativistas da causa LGBTQIA+ de Maricá e outros municípios.