As primeiras semanas do mês de janeiro foram diferentes do habitual para os alunos da rede municipal de ensino em Cabo Frio. Isso porque, neste ano, a Secretaria de Educação promove o Projeto “Escola de Férias” nas unidades escolares do primeiro e segundo distritos.
Ao todo, 74 escolas aderiram às atividades, somando um total de 6.540 jovens inscritos.
Durante as primeiras duas semanas, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram de diversas atividades pedagógicas de forma lúdica e que auxiliam no reforço dos conteúdos aplicados durante o ano letivo de 2021.
O projeto foi elaborado com o objetivo de reforçar a aprendizagem durante o recesso escolar, e ainda promover atividades pedagógicas de forma lúdica.
Na Educação Infantil o tema é “Brincando nas Férias”, e conta com programação com atividades de teatro, narração de histórias, oficinas de dança, música, culinária, reciclagem, brincadeiras, jogos e oficinas.
A Escola Municipal Demerval Alves Rangel, no bairro Unamar, em Tamoios, os alunos da Educação Infantil participaram de brincadeiras e receberam a visita de um dinossauro que animou a tarde da criançada.
Já a Escola Municipal Professora Janaína Telles Martins, em Santo Antônio, ofereceu pula-pula e cama elástica para os alunos.
Os estudantes da Educação Básica participam das atividades do “Reforçando a Aprendizagem”. Eles podem acessar os conteúdos de cada segmento, com o objetivo de revisitar o material do ano letivo, com ênfase nas aulas de Língua Portuguesa, além das demais áreas de conhecimento propostas.
“Esse momento é de grande valia para os alunos da rede municipal. Estamos muito animados para que o projeto possa se repetir todos os anos, oferecendo aos alunos maiores a oportunidade de rever conteúdos do ano letivo, e aos da educação infantil a oportunidade de se divertir nas férias, aprendendo. O retorno que temos nessas primeiras semanas está sendo muito positivo“, comentou a gestora Educacional da Secretaria de Educação, Márcia Tardelli.
As unidades escolares seguem o protocolo sanitário para o combate à disseminação da Covid-19, aprovado pela Comissão Municipal de Prevenção e Controle de Infecção (COMCIES), e disponível no site da secretaria de Educação.