2º Fórum de Saúde do Homem em Cabo Frio alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce para longevidade masculina

Palestras e espaço para dúvidas com especialistas marcaram o evento realizado nesta terça-feira (15), no auditório da Prefeitura

“Seja o tipo de Homem que se cuida” foi o tema principal do 2º Fórum de Saúde do Homem realizado pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio nesta terça-feira (15), no auditório da Prefeitura. O evento contou com a presença da secretária de Saúde do município, Beatriz Trindade; do secretário adjunto de Média e Alta Complexidade, Dr. Illo Rangel; da secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Sandra Rabelo; do coordenador do programa municipal Saúde do Homem, Thiago Porto, além de médicos e profissionais de saúde em geral que participaram em busca de atualização sobre o assunto.

“A proposta deste fórum é ser um espaço de acolhimento e escuta do público masculino que ainda se vê envolto em tabus e dificuldade de buscar assistência médica rotineira e diagnóstico precoce para evitar agravos de doenças que facilmente podem ser curadas. Quando o homem busca saúde, livre de preconceitos, ele segue com longevidade e qualidade de vida. O evento de hoje tem a proposta de ser este local de busca ativa, com troca de experiências e saberes”, explicou a secretária de Saúde.

A programação incluiu palestras, rodas de conversas e espaço para dúvidas com os especialistas presentes. Alguns subtemas abordados foram paternidade ativa e cuidado com a família; saúde sexual e reprodutiva, incluindo orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), disfunção erétil e tratamentos possíveis, e principais enfermidades que atingem o público masculino, sobretudo o adulto, entre elas doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas; câncer de próstata e doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.

Também foi apresentado aos presentes o Programa Municipal de Saúde do Homem, que acontece com ações nas unidades de saúde do município e cuja faixa etária predominante é de 20 a 59 anos de idade.

Em suas palestras, o médico urologista e secretário adjunto, Dr. Illo Rangel, e o cirurgião-urologista, Dr. Ricardo Neri, abordaram os benefícios de exames periódicos para evitar cânceres muito comuns entre os homens, como o de bexiga, próstata e de rim.

Segundo pesquisa dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, no Brasil, as mulheres vivem sete anos a mais do que os homens, justamente devido ao autocuidado maior com a própria saúde, estando mais atentas a prazos de exames preventivos e uma rotina que favorece a renovação de células saudáveis e bloqueio de muitas doenças crônicas.

“Uma rotina saudável, como alimentos livres de conservantes, prática de atividades físicas e consultas médicas frequentes são excelentes aliados de uma vida longa e ativa para o homem. Além disso, precisamos, ainda, derrubar o preconceito com um exame fundamental na investigação de diversas doenças para o homem, a partir dos 50 anos, que é o toque prostático. Enquanto houver a dificuldade de enxergá-lo como uma ferramenta de prevenção e cura, continuaremos avançando nos casos de câncer de próstata e mortes”, explicou o Dr. Illo Rangel.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia